terça-feira, 15 de março de 2011

Saco plástico causa menos danos que ecobags, diz relatório

Uma pesquisa inédita do governo britânico indica que sacolas de plástico, odiadas por ambientalistas e rejeitadas por consumidores, podem não ser vilãs ecológicas.


Um relatório da Agência do Meio Ambiente britânica, obtido pelo jornal britânico "The Independent" no último domingo (27), descobriu que PEAD (polietileno de alta densidade) utilizado nas sacolas causa menos impacto ambiental do que as matérias-primas das ecobags.

Os sacos de polietileno são, a cada utilização, quase 200 vezes menos prejudiciais ao clima do que as sacolas de algodão. Além disso, emitem um terço do CO§2§ em comparação às sacolas de papel oferecidas pelos varejistas.

Os resultados do relatório indicam que, para equilibrar o pequeno impacto de cada saquinho, os consumidores teriam que usar a mesma sacola de algodão em todos os dias úteis do ano, ou sacolas de papel.

A maioria dos sacos de papel são utilizados apenas uma vez e o estudo levantou que sacos de algodão são usados apenas 51 vezes antes de serem descartados, tornando-se --de acordo com o novo relatório-- piores que as sacolas plásticas usadas apenas uma vez.

Apesar de ter sido encomendada em 2005 e programada para publicação em 2007, a pesquisa ainda não tinha sido divulgada ao público.

Oficialmente, a Agência do Meio Ambiente disse que o relatório --"Life Cycle Assessment of Supermarket Carrier Bags", de Chris Edwards e Meyhoff Jonna Fry-- ainda está sendo revisado. No entanto, foi submetido ao processo de revisão há mais de um ano.

A agência não tem a data da publicação, mas declarou que será em breve.

O relatório queria descobrir qual dos sete tipos de sacos têm o menor impacto ambiental na poluição causada pela extração das matérias-primas, produção, transporte e eliminação.

Segundo os pesquisadores, '" PEAD teve o menor impacto ambiental entre as opções de uso individual em nove das dez categorias. A sacola de algodão teve um bom desempenho porque foi considerada a mais leve".

Seis bilhões de sacolas plásticas são utilizadas em todo o Reino Unido por ano e não há dúvida de que causam problemas ambientais, como lixo e poluição marinha, utilizando petróleo. Limitar o uso e reutilizá-las reduz os danos.

QUE SACO DEVO USAR?

Todos os sacos causam impacto. A melhor solução seria utilizar um saco de algodão centenas de vezes, provavelmente por anos. Para usar poucas vezes, a melhor opção é o plástico, segundo o estudo.

--------

Retirado da FOLHA 


Ai, meu saco...
Gostou? Não? Comente!

5 comentários:

Ronaldo Ésper disse...

Aí, mas as Eco Bags são muito mais fashions!!!!

Anônimo disse...

como é que sabem que a sacola demora 200 milhões de anos pra se decompor?
acharam vestígios de sacolas de mais de 100 milhões de anos?

do "Dino's Market"?

Paulo Dandrea disse...

ah mas tb quem é um idiota que pega uma sacola de algodao usa 30 dias e joga fora? mas ai é muito burro..

... porra. a ecobag só vale a pena se usar o tanto que ela duraria antes de rasgar, uns 3 anos no minimo..

pesquisa burra

Pedro Mello disse...

essas porcarias de sacolas rasgam em 3 "usadas"

que adianta fazer "ecobags" de péssima qualidade para as pessoas ficarem trocando?

Ah, claro... pq será?

Anônimo disse...

âin mas é bem isso, as pessoas adoooram arrumar desculpas pra não fazer nada.
"Jogo no chão pq todo mundo joga"
"Não ajudo pq ninguém ajuda"
"Ser vegetariano não adianta pq o comércio da carne continua existindo mesmo assim"

Tecnologia do Blogger.

Parceiros

alt text
alt text

Seja um Parceiro!


Autores

Postagens + populares de todos os tempos

Postagens + populares do mês

Postagens + populares da semana

política religião conspirações humor artes sexo playboy futebol corinthians lula obama mubarak illuminati euro dolar new world order