sábado, 6 de novembro de 2010

Balão Caseiro Vai ao Espaço e Volta Intacto !

Numa experiência totalmente "caseira", ao estilo do Filme "UP", um grupo de americanos resolveu lançar uma câmera HD para o espaço, presa a um balão metereológico.
A ideia era mandá-lo para a estratosfera e registrar toda aquela escuridão acima da Terra.
O experimento, batizado de "Brooklyn Space Program" foi feito em ambiente "família", com os filhos dos "cientistas" participando dos experimentos ativamente por 8 meses.
Após verficar os padrões de vento do dia, o balão foi lançado ao espaço no dia 25 de agosto de 2010, lançado da cidade de Newburgh,Nova York, USA.
Junto com o balão e a câmera eles mandaram um iPhone, que enviaram as coordenadas de sua localização por GPS,para o resgate da câmera e o endereço/telefone do "cientista", caso não conseguissem resgatar a câmera e alguem achasse a câmera.
Em 2 minutos, o balão já tocava a base das nuvens a 3000 pés(914 metros), :P , com 24 minutos, o balão atingia a marca de 30000 pés(9144 metros) :!:
Com 40 minutos de vôo e a 60000 pés(18.288 metros), o balão recebia ventos com mais de 100 milhas por hora(+160 kms).
Em 1 hora de vôo o balão atinge 90000 pés(27.432 metros) e ficando com um diâmetro de 18 metros, chegando praticamente ao ponto de ruptura.
Com 70 minutos de vôo, o balão explode a 100000 pés, a 30 Kms de altura, e começa a descer a 150 milhas por hora :o
Como já sabiam que o balão iria se romper e colocaram um mini paraquedas para o resgate.
Com o paraquedas aberto e a câmera descendo a 15 Milhas por hora, o GPS começa a transmitir para a "equipe" de terra o local do resgate.
A "viagem até o espaço" durou pouco menos de duas horas e o balão enfrentou ventos de 160km/h e temperatura de 60 graus negativos.
Surpreendentemente, o balão caiu a apenas 48 quilômetros ao norte do local de onde foi lançado.
A bateria da câmera quase chegou até o fim - ela acabou apenas dois minutos antes do pouso. Mas graças às coordenadas de GPS enviadas pelo iPhone, o balão pôde ser encontrado a direira da Represa de Sturgeon Pool, no topo de uma árvore, praticamente intacto, na calada da noite, brilhando por causa de um LED.

Escrito por aqui.

É impressionante, o vídeo:

Homemade Spacecraft from Luke Geissbuhler on Vimeo.

Nasa que se cuide!

Site dos caras: http://www.brooklynspaceprogram.org/BSP/Home.html
Gostou? Não? Comente!

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

Parceiros

alt text
alt text

Seja um Parceiro!


Autores

Postagens + populares de todos os tempos

Postagens + populares do mês

Postagens + populares da semana

política religião conspirações humor artes sexo playboy futebol corinthians lula obama mubarak illuminati euro dolar new world order