terça-feira, 26 de outubro de 2010

EUA encobriram torturas e mortes no Iraque


(AFP) – há 3 dias

DUBAI — A rede de televisão Al-Jazeera divulgou nesta sexta-feira as "principais revelações" do site WikiLeaks, anunciando que o Exército dos Estados Unidos "encobriu" torturas no Iraque e causou a morte de centenas de civis em seus postos de controle militar.

Citando o site, a rede de televisão destacou que o vazamento das informações inclui o acobertamento por parte do Exército americano de tortura realizada pelo Estado iraquiano e "centenas" de mortes de civis nos postos de controle militar dos EUA após a invasão americana de 2003, que derrubou Saddam Hussein.

"Apesar de um dos objetivos da guerra contra o Iraque ser o fechamento dos centros de tortura de Sadam Husein, os documentos do WikiLeaks revelam numerosos casos de tortura e de abuso contra prisioneiros por policiais e soldados iraquianos", destaca a Al-Jazeera.

"Os Estados Unidos sabiam da tortura autorizada pelo Estado iraquiano, mas ordenaram a suas tropas que não interviessem", diz a Al-Jazeera, citando os documentos da WikiLeaks.

Segundo estes documentos, houve ao menos 1.300 casos de abusos e torturas contra presos iraquianos por parte de soldados e policiais iraquianos, destaca a Al-Jazeera.

Os documentos revelam ainda que "centenas de civis iraquianos morreram durante a guerra nos postos de controle do Exército americano".

A emissora divulgou ainda que o vazamento dos documentos, datados de 1 de janeiro de 2004 a 31 de dezembro de 2009, mostra que os Estados Unidos realizaram uma contagem de mortos durante a guerra, apesar de terem desmentido o fato.

"Os documentos confidenciais obtidos pelo WikiLeaks revelam que as forças americanas possuíam um balanço sobre os mortos e feridos iraquianos, mesmo quando o negavam publicamente", afirmou a rede de televisão do Qatar.

Segundo os documentos, ao menos 109 mil iraquianos, 63% civis, morreram no Iraque do início da invasão americana, em março de 2003, até o final do conflito, em 2009.

Os documentos "mostram que o conflito causou, no total, 285 mil vítimas, incluindo os 109 mil mortos".

A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, condenou o vazamento, que pode colocar os americanos em perigo.

"Tenho uma forte opinião de que devemos condenar nos termos mais claros o vazamento de qualquer informação por indivíduos ou organizações que coloquem as vidas dos americanos e de seus parceiros" em risco.

O WikiLeaks teve acesso a mais de 400 mil documentos sobre a guerra do Iraque, tornando esse vazamento o maior da história dos EUA.

"A quantidade de documentos secretos é mais de quatro vezes maior que no caso dos arquivos do Afeganistão", anunciou a emissora.

O WikiLeaks enfureceu o Pentágono em julho, ao publicar 77 mil documentos confidenciais dos Estados Unidos sobre a guerra no Afeganistão.

Segundo a Al-Jazeera, os documentos trazem novas informações sobre o assassinato de civis pela empresa de segurança privada americana Blackwater.

"Os arquivos secretos dos EUA revelam novos casos da Blackwater (uma companhia conhecida atualmente como XE) abrindo fogo contra civis, mas nenhuma acusação foi apresentada".

Também foram encontrados nos documentos informações sobre o que chamavam de "envolvimento secreto" do Irã ao financiar milícias xiitas no Iraque.

"Os arquivos detalham a guerra secreta do Irã no Iraque e discutem o papel da Guarda Revolucionária do Irã agindo como um suposto fornecedor de armas para os insurgentes xiitas".

A Al-Jazeera afirma ainda que os documentos incluem relatórios do Exército americano sobre o primeiro-ministro do Iraque, Nuri al-Maliki, "e acusações de sua associação com esquadrões da morte" no Iraque.

O Pentágono alertou que divulgar documentos militares secretos pode colocar em perigo tropas americanas e civis iraquianos.

"Ao relevar informações sensíveis como estas, o WikiLeaks continua colocando em risco as vidas de nossas tropas, de seus parceiros de coalizão e dos iraquianos e afegãos que trabalham conosco", afirmou Geoff Morrell, porta-voz do Pentágono.

Segundo Morrell, os documentos são "essencialmente trechos de eventos, tanto trágicos como banais, e não contam a história toda".

"Dito isso, o período abrangido por esses relatórios tem sido bem documentado nas notícias, nos livros e filmes, e a divulgação desses relatórios não traz uma nova compreensão do passado do Iraque", acrescentou Morrell.

Anders Fogh Rasmussen, secretário-geral da Otan, também afirmou nesta sexta-feira que as vidas dos soldados e civis poderiam ser colocadas em perigo caso o WikiLeaks divulgasse os documentos confidenciais.

Copyright © 2010 AFP. Todos os direitos reservados

http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5gJzWC5iCvypjObSe3wkc_moN-7lw?docId=CNG.564860bbb0192ee6bb06699764f7b958.631

Gostou? Não? Comente!

2 comentários:

Anônimo disse...

isso é tão óbvio que ninguém comentou

Anônimo disse...

eu preciso comentar para que vc poste mais alguma coisa?

- eu vou mORRREÊE

Blog Archive

Tecnologia do Blogger.

Parceiros

alt text
alt text

Seja um Parceiro!


Autores

Postagens + populares de todos os tempos

Postagens + populares do mês

Postagens + populares da semana

política religião conspirações humor artes sexo playboy futebol corinthians lula obama mubarak illuminati euro dolar new world order