sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Celular dá câncer, viu?

Bom, já faz um tempo que colocaram uma antena de celular bem na cabeça do meu prédio. Câncer adquirido? Acho que sim.
Óbviamente fiquei com a pulga atrás da orelha(pelo menos por enquanto é só pulga), então decidir fazer aquela difícil pesquisa:
Google> Antenas de celular dá câncer?> e booom. Achei:


Pesquisadores pedem restrições ao uso de celulares (05/05/08)

O primeiro estudo científico que associou a exposição a campos eletromagnéticos de baixa freqüência, como o provocado por antenas de celulares, e a ocorrência de câncer foi publicado em 1979. Milhares de pesquisas e muita polêmica depois, ainda não há consenso sobre a relação entre as antenas, o uso desses aparelhos e a saúde.(é claro né.. as empresas de telefonia são mais ricas que aqueles que tem uma antena na cabeça)
Entretanto, com base no princípio da precaução, pesquisadores de diversas universidades, como a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e a Unicamp, defendem que a população seja alertada sobre os possíveis riscos e que sejam definidas restrições maiores às ERBs (Estações Rádio-Base) - as antenas de celular.(por isso que estou divulgando) Eles querem, além de antenas mais espaçadas umas das outras e com menor potência, que as pessoas usem o celular o mínimo possível.
"Não está sendo respeitado o direito à informação da população. A meu ver, deveriam ser divulgadas recomendações de falar somente o essencial em telefones móveis - celulares ou telefones sem fio", diz Álvaro Almeida de Salles, da Escola de Engenharia da UFRGS.
Ele cita estudos do grupo de Lennart Hardell, do Departamento de Oncologia do Hospital Universitário de Orebo (Suécia)(eee Europeus, sempre mais engajados). "Há um aumento substancial na incidência de tumores cerebrais entre os usuários mais constantes dos celulares e telefones sem fio, coincidindo com o lado da cabeça em que normalmente eles são usados. Os resultados somente aparecem para períodos iguais ou maiores que dez anos."(no meu caso daqui 5 anos já terei um câncer fresquinho, não, não vou não. Eu como muitos alimentos que recuperam DNA)
Um dos estudos foi publicado neste ano no periódico "International Journal of Oncology". Anos atrás, porém, o Conselho Nacional de Proteção Radiológica do Reino Unido (malandros) criticou pesquisas de Hardell com conclusão parecida, dizendo que lhes faltava precisão estatística.
Numa ação na Justiça para a retirada de uma antena, a posição de Vitor Baranauskas, da Faculdade de Engenharia Elétrica da Unicamp, é apresentada. Para ele, enquanto os usuários podem desligar o celular se o desejarem, os vizinhos das ERBs, que nem sempre têm aparelhos, "recebem uma dose adicional de radiação no ambiente durante 24 horas do dia, por vários anos, sem benefício".(meu caso)
Não criemos pânico
Para Sérgio Koifman, epidemiologista da Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz), é importante não gerar pânico na população. De acordo com ele, o fumo é um fator de risco para câncer muito mais preocupante.
De toda forma, ele concorda que deve ser adotado o princípio da precaução e avalia que o aparelho precisa ser utilizado com moderação. "O celular não é um meio de comunicação para usar de forma contínua."
Koifman ressalta que na Inglaterra, por exemplo, existe a recomendação para as crianças não usarem esse telefone móvel. "O cérebro da criança tem um crescimento muito intenso durante a infância", afirma.
O advogado João Carlos Peres, presidente da Abradecel (Associação Brasileira de Defesa dos Moradores e Usuários Intranqüilos com Equipamentos de Telefonia Celular), afirma que é "lobby da indústria" a versão de que os estudos até hoje são inconclusivos. Ele cita estudos na Alemanha e em Israel, publicados em 2004, que indicam que pessoas que vivem próximas a antenas têm mais risco de desenvolver câncer.
O Ministério Público do Rio de Janeiro instaurou uma investigação para analisar o impacto do uso de celulares para a saúde dos usuários. O inquérito foi motivado pela divulgação de uma pesquisa em que o médico Vini Khurana, da Faculdade Nacional de Medicina da Austrália, afirma que há oito estudos clínicos que indicam uma ligação entre o uso de celulares e certos tumores no cérebro. O estudo é contestado por uma organização que reúne diversos institutos científicos do país para pesquisar a radiofreqüência.
Legislação diferente
Algumas regiões têm mais restrições para antenas e celulares. Em março, foi aprovada uma diretriz estadual no Rio que prevê que as antenas não podem ser colocadas a uma distância horizontal inferior a 100 m de escolas,(tem uma escola na frente do meu prédio) 50 m de residências ou 30 m de teatros.
Em São Paulo, uma lei estadual determina que o ponto de emissão de radiação da antena deverá estar, no mínimo, a 30 m de distância da divisa do imóvel onde estiver instalada.(a antena tá uns 10 m)
Uma lei municipal de Porto Alegre determina que as empresas que vendem celulares são obrigadas a distribuir, "no ato da venda, material explicativo" com informações sobre a radiação e cuidados a tomar.
A Associação Nacional das Operadoras Celulares questiona na Justiça as normas de Porto Alegre e de São Paulo - o argumento é que Estados e municípios não têm competência para legislar sobre o assunto.
Fonte: Afra Balazina / Folha de S.Paulo

retirado do site: http://www.natureba.com.br

Bom, não sei se espero pra poder processar quando eu estiver morrendo, ou se ligo no call-center... putz. Desencana. (vou me mudar pra Cajamar)

Você sabia que o câncer é a doença mais lucrativa? Para mim é um complozinho entre as indústrias de telecomunicações e as indústrias farmacêuticas.


Gostou? Não? Comente!

10 comentários:

Arthur Jensen disse...

Você é um velho homem que pensa em termos de nações e povos.
Não há nações, não há povos.
Não há russos.
Não há árabes.
Não há Terceiro Mundo.
Não há Ocidente.

Existe apenas um sistema holístico de sistemas.

Mad man disse...

Im a Mad Man, And i don´t take this anymore..

ou algo assim

Anônimo disse...

A Lady Gaga não fala em celular!
http://bit.ly/9rBXgo

Unknown disse...

eu li a matéria que a lady gaga tem medo de usar celular, e ela tá certa.
Posso falar pra vcs que, só no ano passado, tiveram 4 (!!!!) conhecidos meus que descobriram que estavam com câncer. 4, viu? não é pouco não.
E outra, não tomem adoçante, que dá câncer no cérebro tb..

ou seja.. nao seja uma pessoa light e descolada. sem adoçante e sem celular.hhehehehe

Pedro Mello disse...

Eu praticamente não uso celular
mas ainda preciso largar outros cancerígenos.

Unknown disse...

eu tb nao uso celular.. e nao pretendo mais usar..

tb to largando outros cancerigenos.. e to mandando ver numa alimentação que ajuda a prevenir...

agora o próximo inimigo a derrubar: cigarro

Pedro Mello disse...

Ma o meu celular, como está zoado, fica desligado
eheheehe


Talvez isso seja bom: só ligar ele qndo vamos sair.

mas nos somos muito contaminados por tabela tb...

Unknown disse...

a nao...ACABEI DE FAZER UM POST INTEIRO SOBRE EU ES|TAR SENDO PREJUDICADO PELA ANTENA>> sendo que eu mesmo nao uso..

já comecei a ter as nóias de tipo.. "nossa, faz tempo que to reparando que to com dor de cabeça... séra que?..)

Pedro Mello disse...

com ctz tem a ver.

ou tem "haver" como dizem os Petistas

Ronaldo Esper disse...

Prefiro ter cancer do que abrir mao do meu celular!!!!

Blog Archive

Tecnologia do Blogger.

Parceiros

alt text
alt text

Seja um Parceiro!


Autores

Postagens + populares de todos os tempos

Postagens + populares do mês

Postagens + populares da semana

política religião conspirações humor artes sexo playboy futebol corinthians lula obama mubarak illuminati euro dolar new world order