segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Pentágono comprou 9,5 mil cópias de livro para ocultar segredos, diz "CNN"

Washington, 26 set (EFE).- A rede "CNN" publicou neste domingo que o Pentágono comprou, para destruir, 9,5 mil exemplares da primeira tiragem das memórias escritas por um oficial aposentado, que, para autoridades do órgão, continham segredos de Estado.

A "CNN" disse ter obtido a confirmação do Departamento de Defesa de que as cópias do livro "Operation Dark Heart" ("Operação Coração Negro", em tradução livre), escrito pelo tenente-coronel Anthony Shaffer, tinham sido destruídas em 20 de setembro.

"O Departamento de Defesa decidiu comprar as cópias da primeira tiragem porque continham informação que teria posto em perigo a segurança nacional", disse à cadeia "CNN" a porta-voz do Pentágono, April Cunningham.

Em declarações à cadeia, o autor do livro mostrou-se contrário à decisão do Pentágono, da qual foi comunicado na última sexta-feira.

"Tudo isso goteja vingança. É ridículo que, em plena era digital, alguém compre 10 mil livros para silenciar uma história", apontou.

O livro conta as lembranças de Shaffer como responsável pelas operações secretas realizadas no Afeganistão durante a gestão do último presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

No livro, Shaffer diz que o grande erro do Governo Bush foi não entender a cultura e a sociedade afegãs.

A editora do livro, "St. Martin's Press", já está preparando a segunda tiragem das memórias do oficial, que terão algumas mudanças solicitadas pelo Governo sob a alegação de que parte dos escritos de Shaffer é baseada em material restritivo.

Supostamente, o manuscrito contém atividades secretas desenvolvidas pela CIA, pela Agência de Segurança Nacional e pelo Comando Americano de Operações Especiais.

O advogado de Shaffer, Mark Zaid, no entanto, indicou que, antes de sua publicação, o livro foi revisado pelos superiores do autor, que deram autorização para tal.

No entanto, ainda podemos comprar o livro aqui.

UOL

Gostou? Não? Comente!

2 comentários:

Unknown disse...

Estranho observar que ainda existe o livro pra comprar. E que tão pouco as pessoas deixarão de lê-lo.
Engraçado, o pentágono, que é um serviço de inteligência também, faça isto. Já que só aumentaria a publicidade em torno do livro, e que daria mais vontade de comprar ainda.
Mas estranho é a CNN divulgar, já que todo mundo sabe que tem o rabo preso com o governo e tudo mais.
Acho bem provável que este livro seja mentiroso, que tenha falsas-verdade sobre o afeganistão e tudo mais. Sò forjaram essa "queima de livros" pra aumentar a publicidade do mesmo, e também, dar "legitimidade" ao conteúdo escrito no mesmo.

Eymael disse...

é um ponto de vista mto interessante!
concordo!

Blog Archive

Tecnologia do Blogger.

Parceiros

alt text
alt text

Seja um Parceiro!


Autores

Postagens + populares de todos os tempos

Postagens + populares do mês

Postagens + populares da semana

política religião conspirações humor artes sexo playboy futebol corinthians lula obama mubarak illuminati euro dolar new world order