segunda-feira, 26 de julho de 2010

A Morte do dinheiro de papel




Ambrose Evans-Pritchard
London Telegraph
26 de julho de 2010


Enquanto se preparam para a leitura de férias na Toscana, os banqueiros da cidade estão comprando exemplares raros de um livro obscuro sobre os mecanismos da inflação em Weimar, publicado em 1974.

O site Ebay está oferecendo um exemplar bem mal tratado de "Dying of Money: Lessons of the Great German and American Inflations" em um lance inicial de US $ 699 (transporte gratuito, muito obrigado!)

A passagem crucial vem no capítulo 17, intitulado: "Velocity". Cada grande inflação — seja em 1920 na Alemanha ou nas guerra de Coreia e Vietnã nos EUA — começa com uma passiva expansão da quantidade de dinheiro. E fica inerte por um tempo surpreendentemente longo. O valor dos ativos pode subir, mas a inflação de preços é disfarçada. O efeito é muito parecido com o leve aumento de uma fogueira antes do fogo pegar.

A disposição das pessoas para segurar o dinheiro pode mudar de repente, por uma razão "psicológica e espontânea ", provocando uma parada na velocidade da moeda. Pode ocorrer na velocidade da luz, durante algumas semanas. A mudança, invariavelmente, pega os economistas de surpresa. Eles esperam muito tempo para drenar o excesso de dinheiro.

Artigo completo


Postado por Pedro

3 comentários:

paulo disse...

eita porra

adoro essas materias economicas caoticas!! AI MEU DEUS

Pedro Mello disse...

Ontem fui fazer uma conversão e vi que o Euro tá R$2,2 !!!!

Era mais de R$3,50 !!

DIOSSS

paulo disse...

TA BRINCANDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

2,2??? mano.. o baguio despencou!!vixi maria

Blog Archive

Tecnologia do Blogger.

Parceiros

alt text
alt text

Seja um Parceiro!


Autores

Postagens + populares de todos os tempos

Postagens + populares do mês

Postagens + populares da semana

política religião conspirações humor artes sexo playboy futebol corinthians lula obama mubarak illuminati euro dolar new world order